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Para toda e qualquer empresa, estar presente nas redes sociais deixou de ser um bônus. É questão de necessidade. Ali temos uma outra esfera da vida social, uma grande praça reunida virtualmente.  

Mas estar presente não basta. É preciso participar, interagir e colaborar, três palavras-chave que definem o sucesso neste ambiente.

Se você já cadastrou o perfil da sua empresa, parabéns – você começou errado. Sim, pois o Facebook é uma rede social de humanos, não marcas. Para tal, existem as fanpages com esse propósito.

Redes sociais: comece pelo jeito certo 

Então, quer dizer que não devo ter um perfil da minha empresa? Não é bem assim. Desde já, é preciso estar ciente que, a qualquer momento, o Facebook pode deletar este perfil alegando que ele é falso. E ai babau, foi-se todo um trabalho de prospecção de clientelas potenciais.

Mesmo assim, é importante que um perfil seu ou ligado a sua empresa esteja gerindo a sua fanpage. E há inúmeras formas de se criar isso, basta usar a criatividade, sem expor diretamente sua marca.  Uma coisa ajuda a outra. Essa confusão inicial acontece justamente pelo fato do perfil dar ao usuário maiores possibilidades de interação. A fanpage é passiva, depende do “curtir” de seus amigos e clientes, enquanto que o perfil permite “adicionar” pessoas, formar listas de pessoas e enviar mensagens conforme o interesse.

Utilize o perfil para construir o público da sua fanpage. A partir dele, convide amigos e clientes potenciais para “curtir” sua página.

Planejando suas publicações

Ótimo. Você começou pelo jeito certo. E agora, o que fazer com seu perfil e sua fanpage? Vamos começar estudando as possibilidades de exploração deste espaço para promover positivamente sua marca.

Fim da manhã: a hora ‘mágica’

Pela nossa experiência – e pelo relato de milhares de pessoas espalhadas pela Internet – é pelo fim da manhã (entre 10 e 11h) que as pessoas mais se conectam ao Facebook e se mostram mais dispostas a interagir com o conteúdo. Aproveite bem este dado para explorar este período de forma inteligente.

E, ressalto, explore de forma inteligente e estratégica. É a hora do dia que sua empresa estará potencialmente mais exposta e, portanto, nada de pagar mico.

Outro horário com boa audiência é o retorno do almoço, entre 13 e 14hs. Por fim, procure ocupar a timeline de seu público à noite também, período considerado emergente. Com o crescimento do uso de tablets e smartphones, tem havido um crescimento substancial de pessoas conectadas

 Agende suas publicações com o RSS Grafitti

Uma forma interessante de não deixar a peteca cair é criar um cronograma de publicações com o uso do RSS Grafitti, um aplicativo para Facebook que permite a publicação automática de conteúdo nas fanpages utilizando o endereço de feed.

Geralmente, todo website tem um endereço de feed. Alguns navegadores facilitam este trabalho incluindo ao lado da barra de endereços o símbolo laranja com uma “antena”. Basta clicar sobre ele e copiar o endereço do qual você foi redirecionado.

Dentro do aplicativo do Facebook é possível incluir mais de uma fonte de informação. Você pode, por exemplo, colocar o seu website, seu blog, incluir sites relacionados ao seu mercado de atuação, blogs e sites de parceiros. E para cada um programar um horário para que haja a publicação.

Há um lado positivo e negativo no uso dessa ferramenta. Ao passo que você ganha em exposição e presença de sua marca na timeline, há também o risco de descontrole do conteúdo publicado. Por isso, pense bem nas fontes de tráfego escolhidas e inclua nesta ferramenta apenas aqueles sites que você realmente confia.

Também tome cuidado para não “floodar” a timeline do seu cliente. Floodar é um termo utilizado na web que designa o ato de publicar seguidas vezes, dando a impressão de que você quer aparecer mais que todo mundo.

‘Humanize’ a informação 

Tente sempre dar um toque autoral ao que se publica.  Se utilizar o RSS Graffiti, procure sempre incluir um comentário abaixo da publicação. É sempre importante demonstrar que, do outro lado, há vida acontecendo. Isso aumenta as chances de uma ‘conversa” acontecer, algo sempre bem vindo para a retenção da marca.

Não tem o que publicar? Republique 

Aliás, melhor dizendo: republique mesmo tendo algo que publicar. Fique atento ao que seu público tende a interagir e estude o perfil daquilo que é mais aceito por eles. Selecione aquilo que pode agregar positivamente algum valor a sua marca e republique.

Lembra do perfil? Neste momento ele se torna importante, pois a partir dele será possível adicionar perfis que produzam bons conteúdos. Crie uma mailing de gente criativa e que possa colaborar para sua marca, mesmo que indiretamente. Republique aquilo que for bom desses caras na sua fanpage.

Já entrou para o mundo dos memes?

Publiquei no blog recentemente um post falando sobre o fenômeno dos memes o no que eles podem colaborar para a divulgação de seu empreendimento. Sem dúvida alguma, a informação visual está na moda – talvez até mais que a informação escrita.

Os memes são uma forma interessante de cativar seu público de forma criativa. Levante assuntos que tenham a ver com seu ramo de negócio, cruze com outros que estão em voga. Pense,pense, pense. Produza algo que tenha a vocação de se viralizar rapidamente pela rede, carregando sua marca de forma positiva. Comparando com outras formas de divulgação, considere esta com um dos melhores custo-benefício.

Por fim, não seja chato

É muito mais fácil ser chato que legal no Facebook. Trata-se muitas vezes de uma linha tênue. O que não muda, porém, é o fato de que as pessoas gostam de ser surpreendidas com criatividade. É por isso que os memes fazem tanto sucesso. Muitas vezes montagens precárias, toscas, mas chamam a atenção pois mexem, combinam, relacionam elementos do repertório popular de uma forma inovadora.

O Facebook é, sem dúvida, uma grande praça. Assim como os velhos mascates, é preciso ter um diferencial, montar o “show”, chamar a atenção do público de alguma forma. Esmere-se na qualidade, mantendo um padrão e uma periodicidade. Não entre no vício de publicar toda hora. Exponha-se estrategicamente, para o bem de sua marca.

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