O título parece estranho, chama atenção, mas antes de chegarmos ao “asterisco” quero apresentar aqui um pouco sobre o que o WordPress  pode oferecer ao micro e pequeno empreendedor

E essa solução  pode ser resumida em uma palavra: WordPress. E o que seria WordPress?

Inteligência coletiva e colaboracionismo 

O WordPress é fruto das possibilidades de interação, comunicação e troca de conhecimento trazidas pela Internet. Foi pensado inicialmente por uma pessoa chamada Matt Mullenweg,  mas diferentemente do modelo tradicional de registros e patentes, onde as ideias são atribuídas a um proprietário intelectual, aqui ele optou por um caminho de vanguarda: oferecer uma solução gratuita, de código aberto, desprovida de propriedade intelectual,  desenvolvida e aprimorada constantemente por uma inteligência coletiva formada por todos os usuários de Internet.

E graças a essa inteligência coletiva trabalhando o WordPress ampliou rapidamente seu alcance, deixando de ser apenas uma solução eficaz para criação e manutenção de blogs. Tornou-se um CMS (Content Management System), um sistema de gerenciamento de conteúdo flexível, amigável e intuitivo, voltado a produzir interfaces visualmente agradáveis  e alinhadas às demandas da web 2.0.

Plugins e templates: as grandes sacadas

 Sim, por si só, trata-se de uma ideia genial, mas o WordPress não fica só por aí. Na busca por ampliar as possibilidades de uso do WordPress muitos desenvolvedores trabalham com plugins – e o que seria isso?

São adendos, acréscimos, módulos capazes de ampliar as funcionalidades do WordPress.  Há uma grande biblioteca disponível dentro do painel de administração do sistema em que o usuário só precisará de dois cliques para instalar. Simples assim.

Do mesmo modo existem templates (temas) onde o usuário poderá ter com essa mesma facilidade uma solução estética e de uso sem que haja a necessidade de programar. Basta pesquisar, instalar e customizar conforme suas necessidades.

Gratuidade X custo benefício 

Chegamos ao asterisco. Trouxe aqui um apanhado geral sobre essa fantástica ferramenta capaz de tornar um leigo em programação em um desenvolvedor de websites. De fato, com um pouco de tempo, paciência e cuidado isso é possível. Mas existe um lado, digamos, “premium” do WordPress.

Do mesmo modo que existem as soluções gratuitas, há também aqueles que buscam explorar ao máximo as possibilidades da plataforma, tanto no que diz respeito ao webdesign quanto à experiência de uso. E basicamente esses desenvolvedores trabalham ofererecendo templates visualmente incríveis, trazendo o que há de mais moderno em linguagens de Internet (HTML5 e CSS3, por exemplo] e plugins capazes de melhorar o relacionamento com a clientela e as ampliar as possibilidades de divulgação de seu negócio.

Há que se dizer também que a implementação do WordPress exige pelo menos a contratação de um plano de hospedagem e o registro de um domínio. Mas isso não tem nada a ver com o “pacote” WordPress, cuja instalação, implementação e uso  é absolutamente gratuita.

E onde a  gente entra nisso?

Nós trabalhamos justamente na implementação desse lado “premium” do WordPress, trazendo aquilo que as soluções gratuitas da plataforma não conseguem trazer. Somos também um agente facilitador ciente de que todas essas possibilidades pode gerar aquela síndrome de “por onde eu começo?” no usuário médio de computador.

Para isso,  partimos sempre de soluções pagas, adquiridas nos melhores desenvolvedores WordPress, para depois trabalhar tanto em programação quanto em design para entregar aquilo que o cliente busca para seu website.

Com isso, encontramos no WordPress uma solução perfeita para o micro e pequeno empreendedor interessado em ter um website moderno, mas que ao mesmo tempo não pode gastar R$ 3 mil para desenvolvê-lo. Diferentemente de outras empresas, não cobramos por desenvolvimento de páginas, mas pelo tempo gasto para chegarmos àquilo que o cliente busca. E certamente aqui temos um outro diferencial, já que o tempo de desenvolvimento é comparativamente menor em relação a empresas que partem do zero.

Aqui temos também a possibilidade de integrar um blog, um portifólio, um e-card, uma loja virtual dentro de seu website, ampliando ainda mais o alcance de seu empreendimento. E novamente é preciso dizer que ter tudo isso é substancialmente mais rápido e barato graças ao WordPress.

Convide esse ‘amigo’  para tomar um café 

O legado deixado  por  Matt Mullenweg sem dúvidas só está a crescer. O WordPress é uma comunidade pulsante, ativa, que se baseia no colaboracionismo para que mais e mais pessoas se comuniquem pela Internet de forma livre e gratuita.  O slogan do projeto “cody is poetry” (código é poesia) não poderia ser mais pertinente.

E comunicar-se bem, sem dúvidas, deve estar no DNA do empreendedor interessado em crescer. E aqui conosco você vai ter essa possibilidade de se comunicar bem, tanto apresentando sua empresa de forma profissional e visualmente interessante, passando pelo uso do website como uma plataforma de relacionamento como também na facilidadade com que um usuário médio de computador terá em manter todo esse projeto depois de nossa colaboração. Para além da experise, nós oferecemos nosso tempo, nossa paciência, criamos atalhos e filtramos as melhores soluções para que seu negócio pulse na mesma batida do WordPress.

Enfim, graças a uma grande inteligência coletiva, o WordPress consegue resolver os principais problemas de quem deseja entrar na era digital e não sabe como. E é por essa e outras que a gente tanto aposta e ama essa plataforma.

Deixe seu Comentário

Who are you?

Sua mensagem