Vá além dos limites físicos da sua empresa ampliando aquilo que antes era feito apenas no balcão

A Internet é uma provedora e captadora de oportunidades para o empreendedor. Aproveitar ao máximo as ferramentas que ela fornece,porém, exige algum conhecimento e paciência. Para quem é da velha guarda fica ainda mais díficil compreender que hoje não basta ter sede física, horário de atendimento, vendedores na porta da loja batendo palmas ou mexendo os braços. A coisa mudou, a experiência de consumo que antes era limitada pelo empreendedor hoje se expande e ganha novas facetas nas mãos do consumidor.

A chamada venda consultiva, realizada somente após todos os esclarecimentos necessários por parte do vendedor, é marca dessa nova era mercadológica. Dificilmente alguém compra alguma coisa no ambiente online sem antes de tirar algumas dúvidas. Sem antes consultar quem já comprou em determinada loja ou ler sobre como foi a experiência dele com o vendedor.  Mesmo no ambiente off-line tem sido muito comum um contato inaugural via email ou redes sociais para depois  conferir mais de perto a oferta do comerciante.

A empresas, por conta disso, trabalham hoje 24 horas por dia, sete dias por semana, ao menos no que diz respeito a sua estrutura de atendimento. Principalmente para quem trabalha com prestação de serviços isso é essencial. Problemas não têm hora marcada e o prestador precisa estar atento a eles.

Pensando nisso, reuni aqui algumas ferramentas que devem ser usadas pelo empreendedor para melhorar sua estrutura de atendimento e elever o índice de conversão de novos clientes. Vamos a elas:

- Formulário de contato: essencial em qualquer site institucional. Entretanto, tome algumas cuidados extras para não perder a demanda de clientes vinda desse canal. Certifique-se que mensagens serão enviadas a um endereço de email bastante acessado. Teste-o em vários navegadores diferentes para evitar erros. Por fim, não ignore aquilo que sua clientela diz. Responda com rapidez e precisão,  norteando-se pelos princípios e valores da sua empresa.

- Chat online:  interessante ferramenta para extrair ao máximo aquilo que a visitação diária de seu site ou blog tem a oferecer. Com ele, o cliente obtém um canal de comunicação direta e, ao mesmo tempo, o empreendedor pode tomar a iniciativa de conversar com o visitante do site. Alguns serviços oferecem serviços mais avançados, como  saber em que página ele está e qual assunto ele digitou no mecanismo de busca para encontrar o seu site. Recomendadíssimo!

- Redes sociais: aqui temos uma ferramenta útil não apenas para o atendimento ao cliente, como para estabeelcer uma política de relacionamento e prospeção de novas clientelas. Ficar online no Facebook não garante aumento de vendas, mas interagir positivamente com a rede pode gerar demandas de atendimento. Use-as de forma estratégica.

-  Skype: mesmo que não seja, assim, tão popular, oferecer um canal de comunicação via Skype pode ser legal para certos nichos de público que já se ligaram nas possibilidades de economia de telefone trazidas pela Internet.

- Msn: outra ferramenta eficaz e que ganha em relação ao email pela instantaneidade da comunicação. Além disso, pelo fato de estar cada vez mais usado dentro das empresas, é um grande agente facilitador.  Acaba por ser uma  maneira mais discreta de atender um cliente com dificuldades de deslocamento e/ou que não pode usar o telefone de maneira indiscriminada.

 - Tablets e Smartphones: se você é empreendedor pense seriamente em se render a pelo menos uma dessas duas ferramentas. Usando a conexão WIFI ou 3G equivale a uma pequena central de atendimento útil para chegar emails, estar online no msn e no skype, conferir as redes sociais e acompanhar a visitação de seu site ou blog.

Não sabe por onde começar?

Nós, da Penso Mídia, trabalhamos todos os dias para sempre indicar os melhores caminhos para o micro e pequeno empreendedor. Se este assunto lhe interessa mas a você falta tempo, paciência e segurança para começar conte conosco.

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