Quanto maior sua rede de relacionamentos, tanto melhor será a relevância de seu blog em um ambiente saturado de informações

Dividir para crescer. Quantas vezes você não esteve em uma situação onde foi necessário abrir mão de ganhar tudo sozinho para prosseguir? Na Internet, esse tipo de filosofia é fundamental para o crescimento da relevância e influência de seu blog.  Para isso, no entanto, é preciso arregaçar as mangas e socializar-se com a blogosfera.

Me linka que eu te linko

Como já colocamos aqui, o Google é a principal porta de entrada para visitações em teu site ou blog. Ele funciona basicamente hierarquizando  o imenso mundo informacional formado por páginas eletrônicas. E de maneira ele faz isso? De várias formas, a partir de um algoritmo que avalia uma série de questões, dentre elas, a quantidade de links recebidos por outros sites.

Ser linkado por outro blog é fundamental para adquirir relevância dentro da blogosfera. O Google, porém, não apenas quantifica o número de linkagens como qualifica também. Receber uma citação de um portal de notícias, de uma instituição de ensino ou de um organismo governamental, por exemplo, é considerado mais importante do que receber um link de um blog.

Mas, claro, estamos falando de um cenário ideal, pois na verdade temos que valorizar cada link recebido. Receber um link de maneira espontânea também é algo mais difícil de ser conquistado, embora totalmente plausível. De toda forma, é muito importante que seu blog tenha uma Política de Parcerias. Abaixo, alguns itens que não podem faltar:

1 – Crie banners de diferentes tamanhos, já com o código fonte linkando teu blog. Crie uma página exclusivamente para esse fim;

2 – Sempre coloque sempre um banner de 120×60 disponível na barra lateral do seu blog, facilitando a vida de quem gostou de seu conteúdo e deseja divulgá-lo de forma espontânea;

3 – Estabeleça critérios para a seleção das parcerias. Opte por blogs que tenham alguma relação com seu ramo de negócio, mas que não gere conflitos de interesse;

4 – Utilize a lei da reciprocidade. Sempre que receber um link, visite o blog, conheça o blogueiro, entre em contato com ele e ofereça a possibilidade de estabelecer uma parceria fixa;

5 -  Aumentando as visitações, ofereça espaços pagos. Para alguns ramos, que dependem de empresas terceirizadas, fornecedores e afins, pode ser uma boa forma de permuta.

Mas ainda falta o item mais importante: agir. Entre nos indexadores de blogs como o Dihitt, o Ueba e o Ocioso e próprio Google Blogs para pesquisar blogueiros atuantes em áreas afins. Visite, comente, cite, entre em contato. Essa política da boa vizinhança é fundamental para que sua voz dentro da web – e, consequentemente, seu produtos e serviços -  seja amplificada.

Como medir minha relevância?

Além do número de visitações, que pode ser obtido a partir de serviços como Google Analytics, por exemplo, é sempre importante acompanhar o Pagerank e o Alexa. O primeiro, criado pelo Google, classifica as páginas de internet a partir da sua relevância em um índice que vai de 0 a 10. O outro também busca o mesmo objetivo a partir da quantificação de links recebidos.

Para obter essas informaçoes, clique nos respectivos nomes dos serviços acima. Basta você utilizar a ferramenta de pesquisa, incluindo o endereço de seu site ou blog.

Então, mãos à obra?

Como vimos, o trabalho de divulgação na Internet exige dedicação e tempo para obter bons resultados. Caso esteja interessado, nós podemos te ajudar. Somos especializados em aproveitar as novas possibilidades trazidas pela web 2.0 para fazer seu negócio crescer. Conte com a gente se precisar!

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