Mesmo com relações cada vez mais virtuais,  o bom e velho cartão de visitas continua sendo importante. Mas saiba que ele se  reinventou, e para melhor

 Um cartão de visitas bem feito é capaz de aumentar a qualidade percebida sobre um produto ou serviço. É também um mecanismo de socialização, lembrança e troca de experiências. Por isso, leve a sério seu desenvolvimento, pois trata-se de uma peça de divulgação das mais importantes. Confira algumas dicas para se dar bem esse processo:

Contrate profissionais especializados em criar e imprimir: a lição número um é não aderir à lei do mínimo esforço quando for criar seu cartão de visitas. Há nas principais papelarias alguns kits de criação e  impressão de cartões que prometem milagres, mas na verdade o  máximo que se pode conseguir é um cartão de acabamento amador, com baixa resolução e que decerto irá afetar negativamente a imagem do profissional ou da empresa;

Trasmita uma imagem condizente com o seu negócio: um auto-exame sobre a imagem que seu ramo de negócio necessita transmitir é importante, mas não é só isso. Aqui, preocupe-se em cruzar sua imagem profissional com sua personalidade, seus valores, seus princípios. Traga parte do que você é e faça com que o cartão “fale” bem de você.

Ouse como novos formatos: tamanhos diferenciados, bordas arredondadas, elementos vazados, impressão em formato vertical, enfim, aquele velho e usual tamanho standard retangular (9,5cm x 5,5cm) parece estar com os dias contados.

Frente e verso: distribua com critério todas as informações que seu cartão de visitas precisa conter. O uso do verso pode ser útil para colocar o endereço, mas pode receber uma imagem, uma mensagem, algo que possa gerar um sentimento de expectativa. O importante é ser criativo sem perder a essencial pessoal profissional e  gerar sempre um sentimento positivo naquele que recebe seu cartão.

Visual limpo:  Lembre-se que seu cartão de visitas não é panfleto. Aposte em um visual limpo,  funcional e visualmente agradável, mas que traga todos dados de contato necessários de seu empreendimento. Ter um logotipo também que trasmita parte de seus diferenciais e competências também é muito importante.

Inove no acabamento: as boas gráficas hoje oferecem um leque amplo de possibilidades de impressão. Até mesmo o papel pode ser substituído por plástico PVC (transparente ou não), o que gera um sentimento de modernidade e requinte à peça. O uso de verniz localizado é também um recurso visualmente agradável, assim como laminação fosca e tinta em alto relevo.

Só telefone?: estamos na era digital, meu amigo! O cartão de visitas é uma grande possibilidade de relacionamento, não é? Pois então passe a incluir nele seu e-mail,  Twitter,  Skype, seu msn e, claro, o site de sua empresa. Um bom profissional hoje precisa estar conectado às novas mídias colocá-las à disposição para servir sua clientela.

Cabe na carteira? Dica importantíssima. Vimos acima as novas possibilidades de formato para os cartões, mas cuidado para não exagerar. Lembre-se que ele precisa estar disponível para eventuais contatos, e nada mais comum do que guardar um cartão de um bom profissional na carteira. Por isso, procure trabalhar com formatos amigáveis. No caso de contatar a Penso Mídia para fazer seu cartão, certamente isso não será problema  ;-)

Cartão de visitas virtual: São os chamados e-cards, ou cartões de visitas eletrônicos. Sim, hoje é possível estender seu cartão de papel ou plástico colocando-o à disposição na internet, com endereço personalizado e tudo.  Nele é possível incluir um pequeno currículo, sua formação acadêmica, seus principais trabalhos,  integrar suas redes sociais, estabelecer canais de relacionamento e complementar a função institucional do site de sua empresa.

Confira abaixo alguns exemplos de cartões de visita inovadores que talvez o inspire:

 Nós da PENSO MÍDIA procuramos sempre a melhor maneira de estabelecer uma comunicação limpa e eficaz em seus cartões de visita, sejam eles físicos ou virtuais. Aproveite as dicas e conte com a gente se precisar.

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